26 de abril de 2011

Atenção por atenção, uma melancia também funciona

Minha mãe acha muito feio criança que, por onde passa, sai arrancando folhas das plantas ou jogando pedras nos animais. Eu também compartilho dessa opinião e acho igualmente desagradável quando os pais não educam seus filhos nesse aspecto. Quando meu irmão e eu éramos pequenos e um de nós dois, por qualquer motivo que fosse, arrancasse uma folha, minha mãe dizia que a gente não deveria fazer isso porque fazia a plantinha chorar. Mesmo que a gente dissesse que não estava vendo tal fenômeno extraordinário, ela insistia e a gente acatava. Quando não era a planta, era papai do céu quem ficava triste.

Se os vegetais realmente fossem como minha mãe passava pra gente, o sofrimento seria algo parecido com o do vídeo a seguir:


Bobagem, ou não, funcionou. A mensagem foi passada da maneira correta para o público-alvo (crianças menores de 7 anos). Mas hoje eu já não engulo essa de ficar humanizando animais. Sou formado em biologia, acho ecologia uma das áreas mais interessantes, sei do valor que tem a fauna, a flora e a diversidade, mas não me desce a ecobobagem desse vídeo:



É pra chamar a atenção das pessoas? Das que viram o vídeo, sim, tudo bem. Até vi alguns comentários positivos apoiando a iniciativa. Mas não sei se prender as pessoas no elevador vai gerar o tipo de atitude que o pessoal do SOS Fauna quer estimular. Conheço gente que mandaria esse povo pra PQP na hora, com ou sem câmera gravando, independente de condenar ou não o tráfico de animais silvestres.

Mesmo que o objetivo tenha sido restrito ao tráfico de animais silvestres, prender pessoas também poderia ser comparado ao aprisionamento de animais em geral, sejam estes silvestres ou não. Realmente existem pessoas que são radicais ao ponto de serem contra todo aprisionamento de animais. Penso que há casos e casos. Concordo que o confinamento em espaços infímos seja um tipo de crueldade. Porém, se forem dadas condições de vida satisfatórias e condizentes com a espécie, não vejo lá grandes problemas.

Talvez esteja aí um dos principais problemas: a subjetividade do que seriam bons e maus tratos. Mas como eu não quero aqui impor regras de cuidados com animais, vou repassar essa denúncia do site The Onion que mostrou o quão desumano é o tratamento do PETA com as mulheres:


Advocacy Group Decries PETA's Inhumane Treatment Of Women

Acho justo que hajam debates e campanhas de conscientização de temas como o tráfico de animais silvestres e o confinamento de animais. Mas se você quer me prender (seja em gaiola, caixa ou elevador) para me sensibilizar e convencer a não confinar animais (silvestres ou não), vá pra PQP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário